Do Parlamentarismo
Top coisas que descobri sobre mim mesma em 2020? O interesse pelo discurso parlamentar; sinto falta das discussões de café, de opiniões divergentes e o debate parlamentar veio ocupar esse espaço vago no meu quotidianoi (com o extra de ter melhor oratória e mais picardia). No entanto o verdadeiro stretch desta situação é que consegui, por meio dum livro de história, encontrar debates parlamentares que me interessam e que datam do séc. XIX. Digno de excerto, intervenção de Fontes Pereira de Melo em 1850:
Sr. Presidente, o ilustre deputado pela Madeira disse, que na presença das duas bandeiras que se levantam hoje na Europa, e que representam o comércio livre, e o sistema protector, tinha dó da cabeça que não previa desde já o triunfo dos partidários da liberdade de comércio. Eu peço ao ilustre deputado que comece desde já a ter dó da minha cabeça, porque eu estou convencido de que, ao menos por largos anos, hão de continuar a manter-se os dois sistemas, frente a frente;
Remata depois com prelúdios de fontismo.
Porque razão, Sr. Presidente, havemos de dizer a este país que seja simplesmente agrícola, e que prescinda do direito de tirar partido do ar, das águas, dos braços, e das máquinas, que são fruto da inteligência humana?
Texto completo aqui, para os nerds. E bom ano.